Busca,Busca
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Muralha da china
A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.
Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milénios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.
As suas diferentes partes distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).
A grande muralha na verdade são várias, unidas umas ás outras. Antes do século 3 ac, a China era dividida em vários domínios. Para se proteger dos inimigos, cada um cercou-se com uma muralha. Em 214 ac, Shih Huang Ti, o primeiro imperador da China unificada, ordenou que se demolissem as divisões internas e aproveitou as partes externas das muralhas para levantar uma barreira única para levantar uma barreira contra os inimigos, sobretudo os mongóis. Foi reconstruída nos séculos 15 e 16 e concluída com 2400 km que cruzam parte do país de leste a oeste, atravessando planícies e montanhas. O segmento mais estreito mede 40 cm de espessura e o mais largo 6 metros. Apesar de todo o tamanho, e ao contrário do que muitos acreditam, a obra não pode ser vista da Lua. A grande muralha foi construída com os materiais disponíveis em cada região. Por isso, parte é feita de pedra e parte de terra revestida de tijolos. Hoje está ameaçada pelas populações que moram perto dela que roubam pedras da muralha para construírem casas.
Curiosidades :
Afirma-se que a Grande Muralha é a única estrutura construída pelo Homem a ser vista da Lua. Isso, porém não é verdade.
Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de um milhão de homens (duzentos e cinqüenta mil teriam perecido durante a sua construção), entre soldados, camponeses e cativos.
Calcula-se que a Grande Muralha tenha empregado cerca de trezentos milhões de metros cúbicos de material, o suficiente para erguer cento e vinte pirâmides de Queops ou um muro de dois metros de altura em torno da Linha do Equador.
A Muralha da China após concurso informal internacional em 2007, foi considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
Etiquetas:
muralha da china origem da batata
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário