Um português do século XVII vai ser homenageado, esta quinta-feira, pelo senado brasileiro. Pedro Teixeira organizou há 370 anos a primeira expedição pelo maior rio do mundo, o Amazonas. Uma expedição que viria a integrar parte da Amazónia no território brasileiro.
O Brasil, um país carente de grandes referências históricas, tem, na realidade muitos heróis desconhecidos ou pouco conhecidos, um deles é o militar português Pedro Teixeira, na opinião do senador Aloizio Mercadante.
Vindo de Cantanhede, o militar português destaca-se na história do Brasil na luta contra os franceses, ingleses e holandeses que ameaçavam o domínio português no Baixo Amazonas.
Participou, ainda na condição de alferes, da fundação de Belém do Pará, que abriu as portas do Rio Amazonas para os portugueses, e construiu, com o auxílio de índios tupinambás, uma estrada para ligar Belém ao Maranhão.
Mas o que deu grande vulto histórico a Pedro Teixeira foi o seu protagonismo numa das maiores façanhas sertanistas que o Brasil conheceu, a expedição pelo Amazonas.
Busca,Busca
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário