Sim existiu,não era nenhum vampiro mas a personagem Drácula e foi um grande Rei da antiga Wallachia,actualmente situa-se na Roménia.
Vlad Dracula (pronuncía-se Dracúla) ou Vlad O Empalador foi um príncipe vivo e real no qual Bram Stoker baseou o famoso Conde Drácula. Dracula nasceu na Transilvânia em 1431 na cidade de Sighisoara, ou Schassburg. Seu pai, Vlad Dracula (Vlad O Demónio) foi um membro da Ordem do Dragão, o que significava um pacto de luta eterna contra os turcos. O nome Dracula significa Dragão ou Demónio, e se tornou o símbolo de seu pai porque ele usava o símbolo do dragão em suas moedas. Com a idade de apenas 13 anos, Dracula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Mas foi sob o seu reinado em Wallachia, de 1456 à 1462 que ele realmente teve a chance de usar de seus conhecimentos. Foi também nessa época que aconteceram a maioria das estórias. Por exemplo:
Um dia Dracula viu um homem com uma camisa suja e maltrapilha. Dracula perguntou se o homem tinha uma esposa, e o homem respondeu que sim. Dracula vê que ela é uma mulher saudável e cheia de fibra, e a chama de preguiçosa, de forma que tem ambas as mão decepadas e seu corpo empalado. Ele procurou uma nova esposa para o homem e mostrou a ela o que acontecera com sua preguiçosa predecessora como uma forma de aviso. A nova mulher definitivamente não era preguiçosa.
O outro nome de Dracula, Tsepesh (ou Tepes), significa empalador. Vlad era chamado assim por causa de sua propensão para o empalamento como uma forma de punição para seus inimigos. Empalamento era uma forma particularmente medonha de execução. A vítima era posta num cavalo e empurrada em direção a estacas polidas e untadas em óleo, de forma a NÃO causar a morte imediata. Esposas infiéis e mulheres promísqüas foram punidas por Dracula, tendo seus órgãos sexuais cortados, a pele arrancada enquanto vivas e expondo-as em público, com suas peles penduradas próximas à seus corpos.
Drácula apreciava especialmente execução em massa, onde várias vítimas eram empaladas de uma vez, e as estacas içadas. Como as vítimas se mantinham suspensas do chão, o peso de seus corpos fazia com que descessem vagarosamente pela estaca, tendo sua base lisa arrombando seus orgãos internos. Para melhor apreciar o espetáculo, Dracula rotineiramente ordenava um banquete em frente às suas vítimas, e era um prazer para ele entre os lamentáveis sinais e ruídos de suas vítimas morrendo.
O atual castelo de Dracula fica ao norte da Wallachiana cidade de Tirgoviste. Vlad Tsepesh aka Dracula morreu em 1476. Algumas estórias dizem que ele morreu numa batalha onde ele se disfarçou de turco. Como a vitória estava próxima, ele correu para o alto de um penhasco para ver tudo, mas ele foi confundido com um turco e morto por seus próprios homens. A tumba de Dracula fora aberta em 1931 mas ela estava vazia a não ser por um deteriorado esqueleto, uma coroa de ouro, uma gargantilha com a idéia de uma serpente e fragmentos de um traje em seda vermelha, com um sino costurado nela. Infelizmente todas essas coisas foram roubadas do History Museum of Bucharest (Museu Histórico de Bucharest), onde foram depositadas.
Portanto a lenda do conde drácula enquanto criatura vampiresca é mentira ou pelo menos ainda está por provar,mas Drácula existiu mesmo e foi um dos grandes entraves á entrada Turca pela europa dentro,um rei que marcou a história mundial pela sua frieza.
Busca,Busca
sábado, 18 de julho de 2009
O monstro do Loch Ness
"Tudo se passou ao entardecer de um calmo dia de Agosto de 1963. O agricultor Hugh Ayton estava a trabalhar com o seu filho e mais três homens nas imediações do Loch Ness, um lago profundo, cuja superfície reflecte um brilho enigmático e que fica situado no Norte da Escócia. De repente registou pelo canto do olho um movimento no lago. Quando olhou naquela direcção, Ayton viu a criatura gigantesca, semelhante a um réptil, cuja cabeça ascendia cerca de dois metros acima da superfície da água. O tronco do animal teria, de acordo com as declarações dos companheiros de trabalho de ayton, uns dez doze metros de comprimento."
"Já antes, em 1933, acriatura do Loch Ness fora avistada por pessoas que passeavam nas imediações. O senhor John Mackay e a sua esposa descreveram um animal com duas bossas, cada uma delas com algunas três metros de comprimento. Depois de um jornal local ter apresentado um artigo acerca desse singular encontro, àquela ciatura do lago já ninguém se referia a não ser como «monstro». Desencadeou-se uma verdadeira onda de histeria e nos tempos que se seguiram registaram-se relatos de numerosas aparições do animal. Ainda nesse mesmo ano foi feita a primeira fopto de Nessie, nome pelo qual o monstro não tardou a ser conhecido. Outras se seguiram. Todos estes relatos acabaram mais cedo ou mais tarde ser declarados falsos; não obstante, a «nessiemania» estava lançada. Para os investigadores, a possibilidade de existência de uma espécie por classificar afigurava-se bastante interessante"
(extractos e imagens do Livro:"Enigmas da Antiguidade")
Com estes extratos espero ter aguçado algumas pessoas para explorarem acerca do famoso monstro do Loch Ness,será que a criatura pré-histórica ainda existe,como aguentaria tantos anos viva...sem que se apercebessem da sua existência,fará sentido?
sexta-feira, 17 de julho de 2009
A origem da batata
Penso que isto da origem da batata pouco irá contribuir para a felicidade de alguém , mas seria falta de coerência da minha parte não falar de batatas depois de ter escolhido para nome do blog, a Origem da batata, por isso não fossem julgar-me ignorante e perguntassem se ou menos sei a origem da batata como tal fiz trabalho de casa e informei-me deixando assim algumas curiosidades acerca do tubérculo que aquando frito sabe bem, bastante bem.
Batata ou semilha (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanaceae (Solanáceas em português).
A batata é originária do Peru, e é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Já a relação com a batata-doce é pequena, pois não compartilham gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no ADN comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana
Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos. A batata tem vitamina B e C e é rica em ferro e zinco.
Portanto,aqui temos a origem do nome do blog que não surgiu de forma tão descabida como muitos julgam.
Etiquetas:
historia da batata
Este é o primeiro tópico
A pedido de muita boa gente,foi criado este blog que no fundo não é mais do que um blog igual a tantos outros,escrito por um individuo singular vulgar que apenas se limita a opinar acerca de vários temas,desde politica ao futebol passando por casos insólitos merecedores de atenção,talvez seja um blog diário ou semanal,logo se vê,irá variar do tempo disponivel que irei ter para redigir aqui umas crónicas e falar de umas coisitas intressantes.
Agradeço a todos e agora que isto começou já não há volta a dar.
A http://origemdabatata.blogspot.com/ começa aqui e agora.
Agradeço a todos e agora que isto começou já não há volta a dar.
A http://origemdabatata.blogspot.com/ começa aqui e agora.
Etiquetas:
origem da batata
Subscrever:
Mensagens (Atom)