Busca,Busca
sexta-feira, 17 de julho de 2009
A origem da batata
Penso que isto da origem da batata pouco irá contribuir para a felicidade de alguém , mas seria falta de coerência da minha parte não falar de batatas depois de ter escolhido para nome do blog, a Origem da batata, por isso não fossem julgar-me ignorante e perguntassem se ou menos sei a origem da batata como tal fiz trabalho de casa e informei-me deixando assim algumas curiosidades acerca do tubérculo que aquando frito sabe bem, bastante bem.
Batata ou semilha (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanaceae (Solanáceas em português).
A batata é originária do Peru, e é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Já a relação com a batata-doce é pequena, pois não compartilham gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no ADN comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana
Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos. A batata tem vitamina B e C e é rica em ferro e zinco.
Portanto,aqui temos a origem do nome do blog que não surgiu de forma tão descabida como muitos julgam.
Etiquetas:
historia da batata
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário