Segundo a narrativa bíblica no Génesis, a Torre de Babel foi uma torre construída por um povo com o objetivo que o cume chegasse ao céu, para que não fossem espalhados sobre toda a terra. Deus parou este projeto ao confundir a sua linguagem e espalhar o povo sobre toda a terra. Esta história é usada para explicar a existência de muitas línguas e raças diferentes. A localização da construção teria sido na planície entre o Rio Tigre e Eufrates, atual Iraque, uma região estrategicamente boa por ser muito fértil.
Segundo narrativa contido na Bíblia, a Torre de Babel começou a ser construída numa época em que "o mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras" (Gn 11,1), e era parte integrante do projeto de construção de uma cidade, que foi abandonado porque o Deus Bíblico Yahveh não apreciou o projeto dos homens e confundiu-lhes a língua. A história dessa torre pretende explicar, alegoricamente, a origem das muitas línguas faladas no mundo.
Não é mencionado no relato da biblia que Deus destruiu directamente a torre; contudo, os relatos no Livro dos Jubileus, em Cornelius Alexandre , Abydenus , Flávio Josefo , e os Oráculos Sibilinos atestam a tradição de que Deus derrubou a torre com um grande vento.
É portanto envolvido num mistério simbólico e universal que fica este mito da famosa torre de Babel que pretendia chegar ao céu e a união dos povos que falavam a mesma lingua quase que o conseguiu porém,segundo a biblia foi nesse momento que Deus interviu,e dividiu o mundo diferenciando vários povos com linguas diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário